top of page
Buscar
  • Psicologia

UMA CLASSE ESQUECIDA; MULHERES PERIFÉRICAS, DIANTE DA COVID-19

Santos, Marta Alves De Souza.





RESUMO

Este artigo vai mostrar como se transformou o cotidiano das mulheres das periferias, com a pandemia Covid-19.Como vida da Cleonice que foi interrompida por causa pandemia, como mulheres que trabalham informal ficaram sem poder ganhar dinheiro, moradias e violência que aumentou por causa da covid-19, e pode ser feito para ajudá-la.


Palavras-chave: mulheres, periferias, covid-19, psicologia, trabalho.


INTRODUÇÃO


Este presente artigo, tem como foco as mulheres periféricas, diante de uma pandemia o Covid- 19. A sobrevivência que é tão difícil nesta parte tão esquecida no nosso Brasil. Como coronavírus, seu contágio e mortes expõem.


E ainda sustentada pela própria mídia, as primeiras vinculações do caso Cleonice se quer foi informado, reduzido até mesmo na morte pessoalidade Cleonice à apenas hierarquia socio-étnico econômica enquanto” empregada doméstica” atrelada à “patroa”. Segundo (Ribeiro,2020, p.5)

Cleonice, era negra, idosa, diabética e hipertensa, tinha privilegio de parar de trabalhar e de se cuidar já trabalhava desde infância, e próprio trabalho infantil é herança colonial- não aposentaria pois de acordo com seus parentes.” Ainda tinha um tempo para contribuição” Debora Diniz& Gisele Carino (El Pais, pg5. 2020).

“Por fim estudar subjetividade, nos tempos de atuais, e tentar compreender a produção e novos de ser, isto é, as subjetividades emergentes, cuja fabricação história” (BOCK,2001, pg.23)


O TRABALHO, VIOLÊNCIA E DESIGUALDADE SOCIAL


Como exemplo atividades domésticas seu trabalho, educação dos filhos, o esforço físico e mental se refere a parte física e mental, se refere questão cognitivas, emocionais e invisíveis.

De acordo com INSTITUTO DE PESQUISA ECONÔMIA APLICADA(Ipea), percentual de domicílios brasileiros são comandadas mulheres passou 25% em 1995,45% 2018.Os números mostram 57% dela estão sem presença do parceiro,32% são mães solo e vivem sozinhas e7% dividem casa com amigos e parentes.

Muitas mulheres tem dura missão de sobreviver nesta pandemia, de com trabalho informal, diaristas, camelos, manicures, cabeleiras, cozinheiras etc. As (Marias e as Alices), que tem de tirar forças do fundo do ser para sustento da família.

A desigualdade social, gerada pela má distribuição renda, as pessoas vivem na maior vulnerabilidade e residem em casas pequenas, impossibilitando o distanciamento social entre os familiares.

Outro dados alarmante do coronavírus são aumento da violência contra mulher no isolamento social, como medidas de combate ao coronavírus e prática conhecida do agressor e ciclo da violência. Assim é possível que aumente sentimento solidão das mulheres, em situação ao terem seus acessos às redes de apoio e assistência psicológicas limitada.


Esta afirmação não significa reduzir área especificada da Psicologia social à Psicologia social, mas sim cada um assumir dentro especificada de a natureza humana histórico -social do ser humano. Desde desenvolvimento infantil até patologias e as técnicas de interversão, características do psicólogo, devem ser analisadas criticadamente à concepção ser humano- é a clareza de que não pode conhecer qualquer comportamento humano isolando-o fragmentamento, como se existisse a si e por si. (LANE., Psicologia Social, O homem em Movimento.pg.19)

CONSIDERAÇÕES FINAIS


Eu quis mostrar poucos, uma parte esquecida deste nosso Brasil, a periferias tempo Covid-19. Como está difícil o confinamento social, ganhar dinheiro para pagar contas, ficar em casa com seu agressor. Com pandemia a vida que já estava difícil se tornou mais complicada ainda. Se já sofriam de algum sofrimento psíquico, com pandemia tendem a ter; Transtorno de Ansiedade Generalizada, Ataque de Pânico se transformando em Transtorno Pânico, Depressão etc.

Associação Brasileira de Psicologia Organizacional trabalho (SBPOT) tem procurado contribuir com informações nos trabalhadores afrente a esta crise.

Nas populações mais vulneráveis mobilizar campanhas para que as pessoas no setor informal teriam de interromper o trabalho durante a pandemia. Monitorar situações de abusos que tendem aumentar em situações de estresse ao atual senário da Covid-19.

A Psicologia Social e comunitária está engajada para poder dar suporte para estas famílias.

Eu como futura psicóloga que se diz respeito ao ser humano, é minha prioridade, olhar para sofrimento psíquico e dar ênfase para sua subjetividade.



REFERÊNCIAS


AGÊNCIA BRASIL.Denúcia de violência contra a mulher cresceram 9% Ministra. Disponível em https://agenciabrasil.elc.com.br/,direitos.humanos/noticias/2020-04/denunciasviolencia-contra mulher-cresceram-9-diz-ministra Acesso em16 de abril de 2020.


BOCK, Ana. Bahia. E Outros Psicologia Uma introdução ao estudo de Psicologia ISBS-13:978-8502078512, ISBN-10:85020788518.edição14°2001 Editora Saraiva.


Carino,Giselle.DINIZ,Debora,patroas,empregadas e coronavírus, ELPais,Brasil 20 de março de 2020.Disponivel em:https://brasil.elpais.com/opinião/2020-0321/patroas-empregadas-e coronavirus.html Acesso em abril 2020.


Federação mundial de Terapia Ocupacional Therapyc WFOT-Terapia Ocupacional e a Pandemia do Covid-19.Informações Recursos htt: ,www.pot.org/news/2020 ocupacional- terapy-responde-to-the-covid-19pandemia.


LANE, Sílvia M.T.E, e outros Psicologia Social, O homem em movimento8° ediçãoISBN 85-11-15023-4 Primeira edição 1984 e8° edição,1989 editora brasiliense

29 visualizações0 comentário
bottom of page