top of page
Buscar
  • Psicologia

O ISOLAMENTO SOCIAL E SUAS CONSEQUÊNCIAS PARA A MENTE

Atualizado: 6 de jun. de 2020

Silva, Iris Souza






RESUMO

O presente estudo tem por objetivo explicar as causas e melhorias para o isolamento social fazendo com que esse momento passe com clareza informação e saúde


Palavras-chave: Isolamento, sociedade, saúde, trabalho, escola, zona de conforto


INTRODUÇÃO


O presente trabalho é sobre o isolamento social o que está causando na sociedade e como enfrentar esse momento tão ruim com bastante informação e como ter uma rotina saudável, esse momento é um momento de se reinventar criar novas ideias e tirar as ideias do pensamento e torna-las reais, falamos também do medo causado com essa pandemia e mostrando alguns gráficos de isolamento social e de mortes no estado de SP e alguns estados do brasil e como os pais estão lidando com esse momento novo de tirar os filhos da sala de aula e ensina-los a fazer aula online passar uma hora ou mais estudando e cuidando das tarefas do dia a dia.


ISOLAMENTO SOCIAL


O Isolamento social teve início no dia 16 de março de 2020, onde milhares de pessoas tiveram que mudar a sua rotina de trabalhos e estudos fazendo de sua zona de conforto um home office, existindo também uma incerteza a respeito do fim desse isolamento, fazendo com que muitas mães se coloquem no lugar de professores para ajudar seus filhos com os estudos muitas não tinham a noção de como passar a matéria para o filho. No começo muitas pessoas não acreditavam no isolamento onde achavam que era apenas uma gripe e que poderia manter sua rotina normalmente mas ao decorrer dos dias passados viram que sim o covid – 19 era letal e perigoso, e com isso começaram a levar a quarentena um pouco a sério, veja abaixo um índice de mortes pelo covid e o isolamento social no estado de São Paulo.



MORTES E CONFIRMADOS PELO COVID -19





INDICE DE ISOLAMENTO


Muitos prefeitos tiveram que tomar atitudes drásticas para manter o isolamento acima de 52%, alguns estados foram decretados o lockdown, outros estados também tiveram que tomar algumas ações para manter o índice baixo, fizeram também a antecipação de feriado para o índice chegar no 55%. Portanto todo cuidado é pouco.



SAÚDE MENTAL


Não podemos deixar de cuidar da nossa saúde mental nesse momento tão fragilizado onde passamos muito tempo em casa, muita das vezes trabalhando e estudando ao mesmo tempo, como fazer para isso não tornar algo maçante, fazer desse momento algo lúdico para que possamos fazer todos os dias com bastante empenho, podemos aderir diversas dicas uma deles é ao levantar sempre tirar o pijama colocar uma roupa confortável e estabelecer uma rotina e seguir ela todos os dias, manter alguns intervalos durante sua jornada de trabalho, e o principal organizar o local que você vai usar. Evitar bombardeios de informações, não assistir televisão por muito tempo pois isso pode prejudicar você. Muitos psicólogos aderiram ao atendimento online pois está existindo uma procura muito grande nesse momento, e claro usar a tecnologia para se manter próximos dos familiares, amigos, colegas de trabalhos e afins. Nesse momento que estamos vivenciando muitos estão descobrindo talentos que não existiam como por exemplo: Desenhar, cantar, cozinhar e etc .. use desse momento para se redescobrir, então sempre que possível busque uma ajuda faça terapia para se auto ajudar.


MEDO

Diante dos números registrado nas mídias com o número de mortos e confirmados com o covid – 19 a quantidade de pessoas com o emocional abalado subiu ainda mais, e com os comércios não essenciais fechados os comerciantes também passam com o medo de quando tudo isso vai acabar, e com o isolamento social o medo começou a surgir, medo de quando tudo isso acabar, como vai ser sua rotina a partir de agora e como vamos lidar com tudo isso, e com todas essas reflexões vamos criando vários problemas dentro de nós mesmos, e não encaramos a realidade que estamos vivenciando atualmente e devido ao medo podendo surgir outras doenças como por exemplo a síndrome do pânico ou até mesmo a depressão e o que torna o medo maior não são as notícias verdadeiras e e sim uma fake news



CONSIDERAÇÕES FINAIS

Neste artigo buscou-se apresentar gráficos mostrando o isolamento social no estado de São Paulo e alguns estados do Brasil e dando algumas dicas para vencer esse momento tão delicado que estamos passando com bastante informação para não deixar as notícias falsas invadirem os nosso lares, falando também que é um momento novo de se reinventar e criar novas ideias para que possamos passar esse momento se divertindo e em casa, foi tratado a respeito do medo que milhares de pessoas está passando no cotidiano falando sobre o transtorno do medo e as doenças que pode causar. A importância desse trabalho é conscientizar as pessoas a respeito do que estamos passando para que não deixa a fake news invadir nossa vida e conscientizar a população para vencermos essa pandemia com saúde e engajamento na criatividade e em tudo que possamos fazer no nosso dia a dia.



REFERÊNCIAS


COVID-19 e o Coração, disponível em https://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0066- 782X2020005005205, acesso em 24/05/2020 .


Cartilha para enfrentamento do estresse em tempos de pandemia: uma contribuição da Psicologia, disponível em https://blog.scielo.org/blog/2020/04/06/cartilha-para-enfrentamento-do-estresse-emtempos-de-pandemia-uma-contribuicao-da-psicologia/#.Xs24lWhKhPY acesso em 24/05/2020









32 visualizações0 comentário
bottom of page