top of page
Buscar
  • Psicologia

GRAVIDEZ NA PANDEMIA

Soares, Natalia Rafaele.



RESUMO

Falar sobre a gravidez na pandemia tem grande relevância, levando em conta tudo o que estamos vivendo nos dias atuais, e os efeitos negativos que esta pandemia tem gerado psicologicamente nas gestantes. O presente artigo tem por objetivo trazer algumas considerações gerais e breves sobre as ansiedades vividas e sofridas por mulheres durante a tao esperada maternidade. O artigo busca também tranquilizar as gestantes, trazendo dicas breves de como aliviar as ansiedades da maternidade.



INTRODUÇÃO


A gravidez é um momento magico e especial para aqueles que sonham com a maternidade e para os envolvidos com ela. Mas levando em conta o surto de covid-19 que estamos vivendo atualmente, o medo, a ansiedade e as incertezas do que vem a seguir, podem afetar este momento feliz da gestante.


SOLIDÃO DA GESTANTE DURANTE A PANDEMIA


Mesmo para gestantes saudáveis, que não apresentam sintomas da covid-19, a pandemia tem constituído um importante fator de ansiedade, intensificando os medos e inseguranças que normalmente já fazem parte da experiência de ter um filho. Para muitas mulheres, o isolamento social imposto pela pandemia também significa um agravamento da solidão no pós-parto e uma redução da rede de apoio – pessoas com quem os pais contariam para dar suporte nos cuidados ao recém-nascido. Por enquanto, os “bebês da quarentena” só podem ser vistos pela família estendida em vídeo-conferências.

Essas circunstâncias podem aumentar o risco de depressão pós-parto, condição causada por uma combinação de fatores biológicos, psíquicos e sociais que atinge mais de 25% das mães no Brasil.



ESTOU EXTREMAMENTE ANSIOSA COM MEU PARTO E MINHA GESTAÇÃO . O QUE FAZER?


Ter um plano para o parto pode ajudar a aliviar os sentimentos de ansiedade, pois dará a mãe uma sensação de controle sobre esta situação, mas buscando sempre pensar que nem tudo sai como planejamos e estando preparada para algo diferente do planejado. Busque sempre ter um apoio, alguém a quem recorrer, como por exemplo, a quem telefonar quando estiver em trabalho de parto, a quem recorrer quando estiver se sentindo mal, e tudo isto pensando durante a gravidez e após ganhar o neném.

Outro fator importante para aliviar a sensação de ansiedade e medo durante a gravidez é não buscar informações excessivas sobre o assunto visto que informações de mais podem ser desnecessárias e prejudiciais a saúde psicológica da gestante e consequentemente da criança que vive dentro dela.

Perceba o que esses pensamentos sobre a pandemia e a sua gestação causam em você. Normalmente acontece um ciclo vicioso com pensamento, emoção, mudanças fisiológicas e algum comportamento prejudicial gerado por tudo isso. Então, quando paramos para avaliar nossas reações e assumimos uma postura mais realista, mudamos a situação.

Organize um chá de bebê online. Como o encontro tradicional não é permitido neste momento, aproveite as opções virtuais e convide todas as pessoas que quiser. Certamente, elas se sentirão felizes em participar desse evento tão especial, isto fara com que a mãe se distraia e foque na sua gestação, o que lhe trará alegria e menos ansiedade negativa.


CONSIDERAÇÕES FINAIS


Neste artigo buscou-se apresentar ideias breves sobre as ansiedades da maternidade na pandemia. Escrevendo este pequeno artigo e lendo inúmeros materiais a respeito do assunto, inevitavelmente trouxe comigo algumas ansiedades e preocupações. Para o artigo, tive a oportunidade de conversar com uma gestante , para obter as suas impressões pessoais sobre o assunto.

Conversando com ela, a mesma me demonstrou uma enorme angustia em suas falas, preocupações com seu bebe e durante a conversa a frase mais repetida pela mesma era “tudo o que sinto, ele sente também, e isso me preocupa”.

Inúmeras mães atualmente se viram perdidas e frustadas, pois quando se e mãe o normal é que suas preocupações sejam todas voltadas para a gestação, e infelizmente não tem sido possível que as gestantes foquem em sua gravidez. Antes de uma consulta, a respectiva mãe ficava ansiosa por saber tudo sobre o seu neném , agora tendem a ficar preocupadas, pois não sabem o perigo que estão correndo por saírem de casa; Ao fazerem o primeiro ultrassom , as mães traziam consigo parentes para que pudessem presenciar um dos momentos mais mágicos de sua maternidade, agora são muitas vezes surpreendidas ao chegarem ao consultório e receberem a noticia de que apenas ela poderá entrar na sala. A ausência de pessoas queridas por perto tem se mostrado um dos fatores principais das angustias e tristezas vivenciadas pelas mães.

Independente de qualquer circunstancia , devemos olhar para os pontos positivos desta situação, tendo em vista que mesmo com este momento ruim onde muitas mortes estão ocorrendo, uma vida esta se desenvolvendo no ventre de muitas mulheres do mundo. Com ajuda de parentes e esforço de todos os envolvidos em cada gestação, podemos torna-la mais agradável , diminuindo os riscos de danos psicológicos e trazendo alegrias para a próxima mãe que vem logo em frente.

REFERÊNCIAS


BA, G. (07 de abril de 2020). Acesso em 18 de maio de 2020, disponível em g1.globo.com/ba/bahia/noticia/2020/04/07/obstetra-fala-dos-cuidadoscom-gestantes-durante-pandemia-do-coronavirus-devem-ter-especialatencao.ghtml


mayara, j., & gotijo, j. (30 de março de 2020). Acesso em 20 de maio de 2020, disponível em https://www.em.com.br/app/noticia/gerais/2020/03/30/interna_gerais,113 3690/gravidas-ficam-inseguras-diante-da-pandemia-docoronavirus.shtml


Tshuji, F. (15 de maio de 2020). Acesso em 18 de maio de 2020, disponível em https://bebe.abril.com.br/gravidez/gravidas-gestar-coronavirus/









19 visualizações0 comentário
bottom of page