top of page
Buscar
  • Psicologia

ANSIEDADE EM MEIO A PANDEMIA

Bittencourt, Giovana; Boas, Stefany Villas.




RESUMO

O artigo apresenta um transtorno que foi adquirido por algumas pessoas durante esse tempo de isolamento, com as modificações seja no trabalho, na escola, na vida pessoal (rotina), fazendo assim que a ansiedade esteja hoje em dia presente na vida de muitas pessoas (independente da idade) ao redor do mundo.


Palavras-chave: ansiedade, pandemia, transtorno, isolamento social, sentimentos.


INTRODUÇÃO


O trabalho tem como o objetivo apresentar uma das consequências causadas pela pandemia do COVID-19, a ansiedade. Essa doença que vem entrando em muitas vidas, durante esse período onde todos nós se encontramos mais vulneráveis. Apresentar também alguns métodos que é possível ser utilizado para diminuir os sintomas desse transtorno.


1. O QUE É ANSIEDADE


Ansiedade é a reação natural do corpo a um sentimento, tensão, stress, preocupação, tristeza, medo, dentre outros. Em seu estado normal é saudável para o indivíduo, pois impulsiona-o á realizar projetos, sonhos e até mesmo planejar o futuro. Sendo assim, nem sempre a ansiedade é caracterizada uma doença. O que se torna um sinal de alerta é o excesso e a intensidade desses sentimentos. O transtorno de ansiedade começa quando essa reação passa do limite, deixando o indivíduo "travado", e com frequência pode ser tornar uma patologia de diversos gêneros: transtorno de pânico, transtorno alimentar, transtorno obsessivo compulsivo, entre outros. Além dessas patologias, o indivíduo pode ser afetado fisicamente com alterações do apetite e do sono, dores sem nenhum motivo aparente, falta de ar. Afetado também no comportamento ficando mais agitado, violento, discussões e perda de paciência com as outras pessoas.



2. ANSIEDADE DURANTE A PANDEMIA


Com o isolamento social, a mudança de rotina, uma pesquisa realizada pela The Lancet divulgada pela Universidade do Rio de Janeiro (Uerj), indica que os casos de ansiedade dobraram, nesse momento de pandemia. Todos estão se sentindo sobrecarregados, as pessoas que estão ficando em isolamento/distanciamento social estão mais preocupadas com a crise econômica, social e política. Mas em especial as pessoas que estão precisando sair da sua casa para trabalhar, pois de alguma forma o seu trabalho é essencial, estando vulneráveis à contaminação.



3. COMO ENFRENTAR ESSE MOMENTO?


Não é fácil se manter calmo em um momento de pandemia, onde a todo instante há notícias sobre o assunto e muitas sendo Fake News. Mas é possível ser feito algumas ações para poder se manter mais calmo, com pensamentos mais positivos. Planeje o seu dia/semana; Preencha o seu tempo com informações otimistas e atividades prazerosas; Buscar fontes de informações confiáveis; Ter um momento só seu de autocuidado; Cuidar dos outros.

CONSIDERAÇÕES FINAIS


Este artigo visou apresentar alguns pontos positivos e negativos sobre a ansiedade. É possível ver que é muito difícil conviver com esse transtorno já que são vários pensamentos no mesmo momento, são várias situações que a pessoa se preocupada de uma única vez. Mas para tudo há uma saída, como foi dito no artigo, fazendo alguma atividade prazerosa, cuidando dos outros e de si mesma, são algumas das coisas que pode fazer. Sempre mantendo pensamento positivo, que é só um momento e que logo vai passar, esse isolamento/distanciamento social vai passar e você vai poder abraçar aquela pessoa que está com saudades, seja família, amigos, conhecidos.



REFERÊNCIAS


Ana Regina GL Castilloa, Rogéria Recondob, Fernando R Asbahrc e Gisele G Manfrod (2000), Transtornos de ansiedade, disponível em https://www.scielo.br/scielo.php?pid=S151644462000000600006&script=sci_arttext, acesso em 23.05.2020

Weide, J. N., Vicentini, E. C. C., Araujo, M. F., Machado,W. L., & Enumo, S. R. F. (2020). Cartilha para enfrentamento do estresse em tempos de pandemia. Porto Alegre: PUCRS/ Campinas: PUC-Campinas. Trabalho gráfico : Gustavo Farinaro Costa, Cartilha de Enfrentamento do estresse em tempos de pandemia, disponível em https://portal.coren-sp.gov.br/wpcontent/uploads/2020/04/Cartilha-Psicovida.pdf, acesso em 23.05.2020

(Internet) https://www.em.com.br/app/noticia/nacional/2020/05/07/interna_nacional,1145 233/coronavirus-pandemia-faz-dobrar-casos-de-ansiedade.shtml, acesso em 23.05.2020

9 visualizações0 comentário
bottom of page